Concluir e criar planos de trabalho
Atualmente a UFPI está em processo de expansão do PGD.
O processo abaixo representa os passos a serem seguidos para a conclusão dos planos atuais e para a criação dos novos planos de trabalho.
Passo a passo para finalizar e criar planos de trabalho
O fluxograma acima apresenta um resumo de como concluir planos de trabalho e como criar novos planos no PGD.
Cada etapa é detalhada logo abaixo. Após a leitura desse material por completo, caso ainda haja alguma dúvida, contate os representantes do PGD da sua unidade. Se a dúvida persistir, contate a Comissão Permanente do PGD/UFPI pelo e-mail: pgd@ufpi.edu.br.
Etapa 1 - Criar novo plano de trabalho e concluir o atual plano de trabalho (no mês de vigência do plano atual)
Essa etapa contempla duas atividades importantes: a criação do novo plano (atividade 1.1) e a conclusão do plano de trabalho atual (atividade 1.3).
ATENÇÃO! O novo plano de trabalho deve ser criado e aceito pela chefia ainda na vigência do plano de trabalho atual (ao menos um dia útil antes do início do novo plano, conforme a Resolução CAD/UFPI n.º 88/22). O servidor ficará com o plano atual em execução e o novo plano de trabalho aceito no sistema SISPG.
A conclusão das atividades também deve ser realizada na vigência do plano atual, e geralmente depende apenas do servidor (exceto o servidor que precise solicitar alterações no plano atual). A conclusão do plano de trabalho deve ser realizada, independentemente se o servidor será desligado ou não do PGD.
Todas as etapas são realizadas via SISPG, e estão contidas nos manuais do sistema (Manual do Servidor e Manual do Chefe).
Etapa 2 - Homologar frequência no SIGRH
e avaliar planos de trabalho do mês passado no SISPG
A homologação da frequência deve ser realizada no SIGRH, considerando o prazo que a Superintendência de Recursos Humanos já disponibiliza no sistema (geralmente até o quinto dia útil do mês). Ao homologar, a chefia deve adicionar a ocorrência "PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE GESTÃO E DESEMPENHO (PGD)".
Há duas formas de homologar a frequência, uma individualmente, por dia (indicada para servidores que entraram no decorrer do mês), e outra na qual é informado um período de início e de fim, podendo cadastrar a ocorrência para o mês inteiro. Os dois fluxos estão descritos logo abaixo. Clique no fluxo desejado para expandir os detalhes.
Processo 2.1 - Homologar frequência no SIGRH (por dia)
1 - A chefia deve logar no SIGRH, acessar o "Menu Servidor" e acessar a funcionalidade "Chefia de Unidade > Homologação de Ponto Eletrônico > Homologar Ponto Eletrônico" e em seguida selecionar o servidor desejado.
2 - Clicar no botão + para adicionar a ocorrência nos dias que o servidor esteve em PGD.
3 - Selecionar a ocorrência referente ao PGD.
Ao final, clicar em "Homologar".
Processo 2.2 - Homologar frequência no SIGRH (por período)
1 - A chefia deve logar no SIGRH, acessar o "Menu Servidor" e acessar a funcionalidade "Chefia de Unidade > Homologação de ponto eletrônico > Ocorrência > Cadastrar Ocorrência" e selecionar "PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE GESTÃO E DESEMPENHO (PGD)".
Deve ser selecionado o "Servidor", a "Data de início" e "Data de término". Ao final, clicar em "Cadastrar".
A avaliação do plano de trabalho deverá ser realizada via SISPG e o passo a passo está contido na seção 6 do Manual do Chefe.
Etapa 3 - Enviar print do novo plano de trabalho no SIPAC
Deve ser feito um print do novo plano de trabalho aceito. Esse novo print deve ser anexado ao processo do servidor no SIPAC referente ao PGD do servidor. Diferentemente do processo de adesão, em que o print é avaliado pela Comissão, nos meses seguintes não será mais necessária a validação do plano de trabalho por parte da Comissão Permanente do PGD/UFPI. Dessa forma, o processo não precisa ser movimentado.
Um breve passo a passo: acesse o "SIPAC > Protocolo > Processos > Adicionar Documento". Busque o seu processo de adesão ao PGD e selecione o processo. Nos campos a seguir, preencha as seguintes informações:
Tipo do documento: DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS;
Natureza do documento: OSTENSIVO;
Assunto detalhado: PRINT PLANO DE TRABALHO DE MM/YYYY (Ex: 04/2023);
Forma do documento: Anexar Documento Digital;
Tipo de conferência: CÓPIA SIMPLES;
Assinantes: selecionar você mesmo para assinar e já realizar a assinatura.
Clique em "Adicionar documento", verifique os dados do novo documento inserido e clique em "Finalizar", caso esteja "ok".