Adesão ao PGD

(descontinuado a partir de Setembro de 2023)


Atualmente a UFPI está no Piloto do PGD. O processo segue detalhado abaixo.

No momento o processo de adesão é apenas para as unidades contempladas na Resolução CAD/UFPI n.º 88/2022.

Passo a passo completo para aderir ao PGD - Piloto

Processo Completo de Adesão ao PGD-UFPI - v3.pdf

O fluxograma acima apresenta as etapas, os processos, os documentos, as decisões e os agentes envolvidos na adesão ao PGD. Cada etapa é detalhada logo abaixo. Após a leitura desse material por completo, caso ainda haja alguma dúvida, contate os representantes do PGD da sua unidade. Se a dúvida persistir, contate a Comissão do PGD/UFPI pelo e-mail: pgd@ufpi.edu.br.

Legenda

Legenda Etapas - Processo Completo de Adesão ao PGD-UFPI.pdf

Atente bem para as raias do fluxograma e para a cor de cada uma, que representa o responsável por tal atividade do processo. A legenda também descreve o que significa cada uma das formas geométricas presentes no fluxograma.

Etapa 1 - Cadastrar atividades

Etapa 1 - Processo Completo de Adesão ao PGD-UFPI.pdf

Essa etapa é realizada pela Comissão do PGD em conjunto com os representantes do PGD das unidades. Os representantes são pontos focais que foram selecionados pelos dirigentes das unidades-piloto. O objetivo dessa etapa é cadastrar no sistema SISPG as atividades que poderão ser incluídas nos Planos de Trabalho dos servidores da unidade. Na página inicial é disponibilizado o modelo da Tabela de Atividades a ser preenchido pelos representantes do PGD das unidades para, em seguida, ser encaminhado à Comissão do PGD/UFPI por e-mail.

Etapa 2 - Enviar processo no SIPAC com termos assinados

Etapa 2 - Processo Completo de Adesão ao PGD-UFPI.pdf

Essa etapa inicia formalmente a adesão dos servidores ao PGD/UFPI. Nela os servidores devem preencher e assinar digitalmente os termos de "Adesão ao PGD" e de "Ciência e Responsabilidade". Sugere-se que os termos sejam previamente acordados com a chefia imediata e com dirigente maior da unidade (geralmente pró-reitores, superintendentes ou diretores)

Há um manual descrevendo o passo a passo para criação do processo via SIPAC, sobre como preencher os termos no sistema, como assiná-los e para onde devem ser encaminhados. Clique aqui para acessá-lo.

A Comissão avaliará a documentação e despachará o processo, informando se os documentos enviados preenchem os requisitos ou não, conforme a Resolução CAD/UFPI n.º 88/2022. Importante ressaltar que mesmo a Comissão informando que a documentação está "Ok", o servidor deverá continuar registrando sua frequência no Cappuccino (ponto eletrônico). Ele só ficará sem o controle de frequência no Cappuccino no final da Etapa 5. 

Etapa 3 - Informar dados dos servidores e unidades participantes

Etapa 3 - Processo Completo de Adesão ao PGD-UFPI.pdf

Os representantes das unidades em PGD devem enviar os dados dos servidores em PGD para o e-mail da Comissão, seguindo o modelo da Planilha de Servidores disponibilizado na aba de documentos deste site.

Etapa 4 - Criar planos de trabalho

Etapa 4 - Processo Completo de Adesão ao PGD-UFPI.pdf

Após as documentações dos servidores que entrarão em PGD terem sido aprovadas, a chefia da unidade deverá criar um Programa de Gestão no SISPG . Para auxiliar na utilização do sistema, recomenda-se a leitura integral do Manual de Chefe , disponível na aba de "Manuais" deste site. Ressalta-se que uma das etapas exigidas no sistema SISPG é a realização de um processo seletivo (no sistema é denominado como fase de habilitação). Esse processo seletivo se efetiva ao ser cadastrado um programa de gestão. É nele que a chefia deve informar quantas vagas serão ofertadas para cada modalidade e o prazo que os servidores terão para se candidatar. 

Após a criação do programa de gestão, os servidores devem se candidatar às vagas desejadas (vide Manual do Servidor). Ao finalizar a seleção, não será possível adicionar novos participantes naquele programa de gestão. Para incluir novos servidores, a chefia deve criar um novo programa de gestão no SISPG.

Após a seleção dos candidatos, e o programa de gestão estar em execução, o servidor deve criar seu plano de trabalho no SISPG (vide Manual do Servidor). Por fim, a chefia deve aceitar o plano de trabalho do servidor.

Etapa 5 - Anexar plano de trabalho ao processo no SIPAC e iniciar o PGD

Etapa 5 - Processo Completo de Adesão ao PGD-UFPI.pdf

Esta é a etapa final de adesão ao PGD/UFPI. Após a conclusão das etapas anteriores, o servidor deve tirar um print do seu plano de trabalho no SISPG e anexá-lo ao seu processo no SIPAC e tramitar o processo para a Comissão do PGD/UFPI novamente. A Comissão do PGD/UFPI analisará se a documentação está de acordo e devolverá um parecer final. Caso esteja tudo certo, o servidor deverá acessar o SISPG e INICIAR PLANO DE TRABALHO no SISPG. A partir desse momento o servidor não precisará mais registrar a frequência no Cappuccino

Ressalta-se que mensalmente o servidor e sua chefia imediata devem planejar o plano de trabalho do mês seguinte, finalizar o plano de trabalho atual, a chefia avaliar e um dos dois anexar ao processo do SIPAC o novo plano de trabalho. O fluxograma de criar novos planos de trabalho está na aba de "Passo a Passo > Concluir e Criar Planos de Trabalho".